23/12/2016 - 12:00

Belém e região metropolitana ganham na próxima segunda-feira, 26, mais uma unidade da Estação Cidadania, espaço do Governo do Estado, coordenado pela Secretária de Estado da Administração (Sead), que integra um conjunto de serviços de utilidade pública em um só lugar. A Estação Cidadania Bosque Grão-Pará contará com os serviços de 14 órgãos estaduais e federais em uma área de mais de 700m² nos dois pisos do shopping, com previsão aproximada de 10 mil atendimentos por mês e o benefício de pelo menos 500 mil moradores de 16 bairros com a emissão de documentos como carteira de identidade, carteira de trabalho, primeira habilitação, título de eleitor, entre outros. O novo espaço será inaugurado às 10h.

A Estação Cidadania Bosque Grão-Pará funcionará de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 18h, e se unirá a outras quatro unidades já implantadas no estado: Guamá e Jurunas, na capital, e Marabá e Santarém, no interior, que juntas já atenderam aproximadamente dois milhões de usuários. Os serviços mais procurados pela população são os ofertados pela Celpa, Banpará, Polícia Civil (Carteira de Identidade), Detran e TRE.

Segundo a titular da Sead, Alice Viana, a expectativa é a melhor possível para que os usuários tenham seus direitos garantidos. “A nova unidade vai aproximar ainda mais o cidadão dos serviços oferecidos pelo Governo do Estado e órgãos federais. Tudo em um espaço moderno, confortável e seguro, com atendimento de qualidade e excelência prestado por servidores treinados e compromissados”, afirma.

Raniere Lima, superintendente do Shopping Bosque Grão-Pará, destaca a importância que a Estação Cidadania terá por facilitar e agilizar a vida das pessoas, bem como por desafogar o fluxo nos órgãos. “Enquanto aguardam atendimento, os usuários poderão passear pelo shopping, almoçar na praça de alimentação, ir ao cinema ou ao teatro, sem precisar se deslocar para longe. O shopping tem uma excelente área para diversão e distração, além de conforto e segurança para quem buscar por esses serviços”, enfatiza.

A exemplo da Estação Cidadania Marabá, a unidade Bosque Grão-Pará é a segunda iniciativa do governo do Estado de implantação do serviço em parceria com um shopping. Além da emissão de documentos, a população terá acesso a serviços da Defensoria Pública, do Banpará, Polícia Civil, Departamento de Trânsito do Estado (Detran), Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh/Procon), Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa), Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa), Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado (Arcon), Fundação Pro Paz, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e Tribunal Regional Eleitoral do Pará.

Atualmente, o shopping é servido por cinco linhas de ônibus, situação que deve passar por melhorias com as obras do BRT na avenida Augusto Montenegro, que será integrado com a Avenida Centenário.

Serviço: Inauguração da Estação Cidadania Shopping Bosque Grão-Pará, segunda-feira, 26, às 10h. O horário de atendimento ao público será das 10h às 18h, de segunda-feira a sexta-feira.